Se está a pensar abrir um negócio ou já tem uma loja com espaço físico, pretende saber mais sobre quais as vantagens em lançar o seu negócio on-line, este artigo é sem dúvida para si.
É um facto. Os portugueses estão cada vez mais confortáveis com o uso da tecnologia e mais familiarizados com o contexto de fazer as suas compras on-line.
Apesar de muitos estudos sobre consumo on-line referirem Portugal como sendo um país que ainda não está dentro das médias que se verificam noutros países europeus, a estatística tem ditado que o digital tem ganho uma especial relevância, tendo o seu crescimento sido notável.
Para este aumento têm contribuído diversos factores. As marcas e as empresas no geral, estão cada vez mais conscientes da importância em apostar fortemente na sua presença on-line, disponibilizando canais de compra para os seus clientes. Começámos a ver o surgimento de vários marketplaces que democratizaram a venda de artigos junto dos consumidores, e permitindo a qualquer tipo de negócio alavancar vendas sem ser através da compra direta nas suas lojas (on-line e off-line).
Além disso, as gerações mais novas (millenials e Gen Z) que agora já trabalham, têm a sua independência financeira e respetivo poder de compra, possuem hábitos de consumo totalmente diferentes das gerações anteriores e têm o universo das compras pela internet como algo perfeitamente natural no seu dia a dia.
O mundo está em constante mudança, e se o seu negócio ainda não se adaptou, está na hora de o fazer. Vamos enumerar-lhe alguns motivos pelo qual deve considerar criar a sua loja on-line. Começar agora mesmo a marcar a sua autoridade no digital.
Conheça algumas das vantagens em criar uma loja on-line.
1 - Disponibilidade total
Já imaginou o seu negócio não ter horário de abertura e fecho? Com uma loja on-line estará aberto 24/7, durante todos os dias do ano. Os seus clientes podem comprar quando quiserem e onde quiserem, estará assim a prestar um melhor serviço a clientes.
2 - Abrangência de mercados
A sua presença on-line pode ajudar não só a conquistar ou consolidar o seu mercado local e nacional, como também lhe possibilita escalar a sua empresa para mercados internacionais. Lembre-se que através das vendas on-line qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo, pode ser um potencial comprador.
3 - Facilidade na criação da loja
Existem hoje inúmeras plataformas, que lhe permitem mesmo sem conhecimentos técnicos, criar uma loja on-line em tempo recorde. Tipicamente estas plataformas funcionam num modelo de subscrição, com planos e funcionalidades previamente definidas, pelo que poderá escolher quais as mais convenientes para o seu tipo de negócio.
4 - Maior cardápio de produtos
Pode disponibilizar todos os seus artigos que pretender. Não tem limitação física de estantes ou montras. Poderá criar campanhas e oferecer promoções em artigos mas ao mesmo tempo deixar todo o seu catálogo de produtos disponível para compra.
Se não quiser manter stock de todos os artigos, poderá ainda recorrer a estratégias de dropshipping, sendo que os artigos podem ser enviados diretamente do seu fornecedor para o cliente final.
5 - Custos fixos reduzidos
Se apenas está a ponderar vender no canal on-line, então vai reduzir consideravelmente custos fixos como água, luz ou o aluguer de um espaço comercial. Não descure no entanto que mesmo sendo um negócio digital, existem custos associados à operação, nomeadamente a nível de alojamento da sua plataforma e de divulgação/publicidade. Se o seu negócio não for visto, não irá gerar vendas!
6 - Maior competitividade nas vendas
Vender on-line pode tornar o seu negócio mais competitivo face à concorrência. Apostar numa boa estratégia de marketing e na criação de uma loja on-line bem estruturada, vão contribuir para que as suas vendas sejam mais eficazes e em maior número.
Os consumidores procuram cada vez mais comparar preços, características, facilidade na compra, pagamento, na entrega e até na eventual necessidade de trocar ou devolver um artigo. Poderá marcar a diferença ao proporcionar experiências de compra que sejam positivamente marcantes para os seus clientes.